22 de abril de 2015

Leite materno

No instagram sou questionada muitas vezes pelas coisas que lá publico em especial coisas de maternidade, e hoje vou falar um bocadinho sobre o leite materno, sobre o que sei, porque eu não sou nenhuma especialista, mas nestes quase 6 meses fui aprendendo alguma coisa. Uma seguidora fez-me umas perguntas e então decidi partilhar a minha experiência.
Quando soube que estava grávida umas das coisas que me preocupava era a amamentação. Não sabia se ia conseguir se ia suportar as coisas menos boas que trás, tais como as dores, mas graças a Deus fui uma sortuda nisso e apenas senti nos primeiros dias umas dorzinhas normais e depois que a coisa começou a engrenar até hoje tem sido dos melhores momentos nossos.
O leite materno como todas sabemos é o melhor para os bebés pelos menos nos primeiros 6 meses de vida.
Agora que regressei ao trabalho dou de mamar antes de a deixar na minha mãe e deixo uma dose para ela beber durante o dia. Além disso já come fruta e come a papa e assim que chego ao pé dela dou-lhe maminha sempre que quiser.
Não sou especialista em amamentação mas posso deixar aqui uns links de sites que podem ser úteis a quem quer saber mais sobre o assunto.
Neste segundo link tem muita informação que ajuda para quem tem muitas duvidas.
O básico da amamentação é muito simples, quanto mais maminha se dá, mais leite temos, todo o leite materno é bom, e a celebre frase "o teu leite não é bom" é treta.
Devemos sempre oferecer ao bebé as duas maminhas e na próxima mamada deve-se começar sempre pela ultima mama que o bebé esteve.
O leite materno após extração tem o seu timing de consumo.
Na temperatura ambiente durante 6 horas.
No frigorífico (0 a 4º) durante 48 horas.
No congelador (dentro do frigorífico) durante 1 semana.
No congelador (independente do frigorífico) ou na arca congeladora durante 3 messes.
Depois de descongelar deve ser consumido em 24 horas.

Um xi♥...

4 comentários:

  1. Por aqui vamos com 5 meses de muita maminha :)

    ResponderEliminar
  2. Dei de mamar aos meus filhos e foi a melhor experiência , é claro que até que eles aprendam a fazer uma boa pega e nós também estamos um bocadinho receosas , pode magoar . Mas depois é maravilhoso , pelo menos por mim falo que adoraria repetir a experiência :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla para mim até agora também não tenho queixas, custou um bocadinho no inicio depois que começou a correr bem, nunca mais paramos :*

      Eliminar