23 de julho de 2015

Retirar o leite

Estou a tentar retirar o leite e seus derivados diretos e não diretos da minha alimentação. Não é fácil. Sempre bebi muito leite e sempre comi de tudo que fosse derivado do mesmo e retirar o queijinho e os iogurtes bons da minha alimentação não está a ser pêra doce, mas aos poucos vou conseguindo. Isto porque a Ema ainda mama e com a aplv tudo que como vai para ela, embora eu não veja efeitos da alergia mesmo eu tomando leite nem a médica me disse para fazer a evicção do leite. Mas prevenir é melhor que remediar e enquanto não houver certezas de nada vou fazer assim.
Comecei por cortar o leite de vaca ao pequeno almoço e substituir por leite de arroz de aveia ou de soja e faço batidos. Junto umas fruta que tenha em casa e está feito, pãozinho com manteiga de soja da Alpro e já tenho um pequeno almoço como tinha antes.
Os iogurtes também já encontrei alguns substitutos, uns da Alpro também e outros da área viva que pertence ao continente. A verdade é que a oferta não é assim muita como se pensa e os preços são bem mais caros.
Na verdade cortar todos os derivados do leite e todos os produtos que possam conter as proteínas do leite de vaca é um filme isto porque basta por exemplo o pão ser feito onde são feitos os bolos e o pão já fica "contaminado" com as proteínas do leite e aí já as estou a ingerir, a isto chama-se contaminação cruzada, mas como não quero chegar ao ponto de ser tão extremista, vou tentado levar as coisas o melhor possível e fazer por ter cuidado com as coisas que como mas sem pirar.
Um xi♥...

6 comentários:

  1. Pelos filhos fazemos tudo!
    Vai ser só uma fase :)

    Beijinhos,
    Carolina

    ResponderEliminar
  2. Foi a melhor coisa que fizeste por ti e por ela.
    Já há uns anos atras que deixei o leite de vaca, comecei por consumir muita bebida de soja, entretando deixei de consumir a mais de um ano atrás e fui optando por sumos naturais, batidos ou iogurtes um derivado do leite mas que tem um comportamento no meu corpo completamente diferente do leite.
    Quem sabe um dia deixo também os iogurtes de leite de vaca, infelizmente o único vegetal que se pode fazer leite segundo o que tenho lido e me informado só mesmo a soja, aqui esta também uma má notícia ultimamente li um estudo sobre a soja que me deixou indignada, hoje em dia quase tudo contém soja e esta passou a ser modificada, ou seja, deixa de um produto fiável...enfim hoje em dia tudo e "comercial" .
    Este fim de semana vou fazer bebida de coco, já experimentei a uns tempo de arroz e dispenso nem em batidos, também deve ser boa a de amêndoa.
    Acho que realmente não devemos ser extremistas mas depois de ler determinadas coisas e assustador(estudos fiáveis)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão Ju já não se pode confiar em nada, é tudo processado hoje em dia. Temos que tentar procurar o melhor para nós e para elas. Beijinhos

      Eliminar
  3. Imagino o que passaste Angela. Aqui passamos algo semelhante aos 6 meses do Martim com uma inocente bolacha maria, que não valeu para o grande susto (placas vermelhas e inchaços pela cabeça e cara principalmente e o mais grave uma ligeira dificuldade em respirar), felizmente foi vez única, mas de vez em quando o M. reage, recentemente foi a um pão com sementes e fica logo todo vermelhinho. Também está a ser acompanhado em Imuno Alergologia no Hospital, e foi na 1ª consulta que descobrimos pelos testes que tem alergia ao ovo. Graças a Deus já comeu aos pedacinhos e tem corrido bem. Mas eu até tremo quando tenho que lhe dar. Aconselho te também a pedires o encaminhamento à MF para as consultas.
    Vais ver que muito lentamente a alergia vai passar. Força, beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cristina a Ema deu negativo nas análises das alergias inclusive ao ovo, mas já ouvi dizer que até fazer um ano não é fiável o resultado :( daqui até lá todo o cuidado é pouco porque não sabemos quando é que ela vai fazer outra reação. Como disse ela nunca reagiu ao que eu ingeria coisa que me deixa mais descansada, mas já me disseram que posso não ver, mas que lhe está a fazer mal na mesma :( por isso decidi tomar esta medida. beijinhos e sim vou pedir à médica ;)

      Eliminar