Não sei como começar por descrever os dias 12 e 13 de Maio. Foi para mim uma experiência inesquecível e única que jamais vou esquecer. Quando se falou na vinda do papa a Portugal, à cerca de 2 anos atrás disse logo "eu quero ir" mas nunca pensei que esse desejo se torna-se realidade porque eu sabia que os preços das estadias iriam disparar, mas nunca perdi a esperança.
O tempo foi passando e há alguns meses atrás entramos em contacto com uma pessoa conhecida e que morava lá, não demorou muito ela ofereceu-se para nos dar hospedagem e apesar de não gostar muito destas situações acabamos por aceitar o seu bom gesto e assim foi. A Sofia apareceu como que um anjo para nos ajudar nesta nossa peregrinação, pois sem ela não teríamos conseguido realizar o nosso desejo tão facilmente. Não são todas as pessoas que fazem estes gestos e nós ficaremos em dívida para com ela e a sua bondade. Ficamos com uma amiga para a vida.
Sendo assim tudo estava encaminhado para a nossa ida a Fátima e dia 11 à noite lá partimos nós, com receio que no dia 12 o trânsito já fosse imenso e não conseguirmos lá chegar, mas tal não aconteceu e não houve problemas nenhuns com o trânsito.
No dia 12 acordamos bem cedinho e depois do pequeno almoço lá fomos nós para a primeira visita ao recinto e para fazer o reconhecimento às condições e limitações que iríamos encontrar. O tempo ameaçava chuva e fomos preparadas para isso, mas por graça a partir da manhã do dia 12 e até ao inicio da tarde do dia 13 não caiu uma pinga e assim tudo ficou mais fácil.
O tão ansiado momento aconteceu pelas 6 da tarde do dia 12, quando vimos o papa pela primeira vez e a emoção desse momento não tem descrição. Nunca que dei tanto valor ao chefe da igreja católica como agora. Foram 3 horas de espera até que le passa-se por nós e o víssemos por breves segundos, mas valeu a pena toda a espera.
Depois outro momento único e tão forte de emoções foi a procissão das velas, outro momento mágico e que ficara para sempre no meu coração.
Tudo correu bem e nos tempos que estamos onde tantos atentados são noticia e onde muita gente temia que algo acontece-se posso dizer que não poderia ter corrido melhor. Segurança não faltava e nem por um momento eu temi o que quer que fosse.
Foi uma experiência única onde pude testemunhar uma vez mais que a fé move montanhas e dá forças para superar as condições mais difíceis. Pessoas a dormir no chão dias a fio, faça chuva ou sol. Não existe distinção de classe ou raça pois a fé cabe no coração de qualquer um independentemente do estatuto social. Eram de todas as nações, raças, idades e situações sociais.
Deixo alguns momentos registados nas horas que lá passei, quem me acompanha no instagram pode ver no insta stories o que fui partilhando.
Replica do registo de batismo dos pastorinhos que se encontra na igreja matriz de Fátima...
Um xi♥...