16 de maio de 2017

Centenário das Aparições de Fátima

Não sei como começar por descrever os dias 12 e 13 de Maio. Foi para mim uma experiência inesquecível e única que jamais vou esquecer. Quando se falou na vinda do papa a Portugal, à cerca de 2 anos atrás disse logo "eu quero ir" mas nunca pensei que esse desejo se torna-se realidade porque eu sabia que os preços das estadias iriam disparar, mas nunca perdi a esperança.
O tempo foi passando e há alguns meses atrás entramos em contacto com uma pessoa conhecida e que morava lá, não demorou muito ela ofereceu-se para nos dar hospedagem e apesar de não gostar muito destas situações acabamos por aceitar o seu bom gesto e assim foi. A Sofia apareceu como que um anjo para nos ajudar nesta nossa peregrinação, pois sem ela não teríamos conseguido realizar o nosso desejo tão facilmente. Não são todas as pessoas que fazem estes gestos e nós ficaremos em dívida para com ela e a sua bondade. Ficamos com uma amiga para a vida.

Sendo assim tudo estava encaminhado para a nossa ida a Fátima e dia 11 à noite lá partimos nós, com receio que no dia 12 o trânsito já fosse imenso e não conseguirmos lá chegar, mas tal não aconteceu e não houve problemas nenhuns com o trânsito.

No dia 12 acordamos bem cedinho e depois do pequeno almoço lá fomos nós para a primeira visita ao recinto e para fazer o reconhecimento às condições e limitações que iríamos encontrar. O tempo ameaçava chuva e fomos preparadas para isso, mas por graça a partir da manhã do dia 12 e até ao inicio da tarde do dia 13 não caiu uma pinga e assim tudo ficou mais fácil.

O tão ansiado momento aconteceu pelas 6 da tarde do dia 12, quando vimos o papa pela primeira vez e a emoção desse momento não tem descrição. Nunca que dei tanto valor ao chefe da igreja católica como agora. Foram 3 horas de espera até que le passa-se por nós e o víssemos por breves segundos, mas valeu a pena toda a espera.

Depois outro momento único e tão forte de emoções foi a procissão das velas, outro momento mágico e que ficara para sempre no meu coração.

Tudo correu bem e nos tempos que estamos onde tantos atentados são noticia e onde muita gente temia que algo acontece-se posso dizer que não poderia ter corrido melhor. Segurança não faltava e nem por um momento eu temi o que quer que fosse.

Foi uma experiência única onde pude testemunhar uma vez mais que a fé move montanhas e dá forças para superar as condições mais difíceis. Pessoas a dormir no chão dias a fio, faça chuva ou sol. Não existe distinção de classe ou raça pois a fé cabe no coração de qualquer um independentemente do estatuto social. Eram de todas as nações, raças, idades e situações sociais.

Deixo alguns momentos registados nas horas que lá passei, quem me acompanha no instagram pode ver no insta stories o que fui partilhando.

Replica do registo de batismo dos pastorinhos que se encontra na igreja matriz de Fátima...






Um xi♥...




28 de abril de 2017

Nova Aventura para todos

No passado fim de semana fomos dar a conhecer à Ema uma nova experiência e infelizmente a coisa não correu muito bem. Partimos em direcção a Melgaço no sábado de manhã e quando saímos de casa eu notei que alguma coisa nela já não estava normal e acabei por estar certa infelizmente. Ela ficou doente, mais uma otite e desta vez com perfuração do tímpano.

Era para ser um fim de semana de 3 dias e acabou por ser de 2, porque ao segundo dia viemos embora por causa dela estar com febre e muito indisposta e aborrecida, além disso o local onde ficamos hospedados não me agradou desde o primeiro momento em que meti os pés lá dentro.

Já noutras alturas que fiquei em bungalows a experiência não tinha sido das melhores mas este foi o pior dos casos.
As coisas para mim podem até ser bem velhinhas, mas têm que estar limpas e neste caso isso não se verificou. Está bem que estávamos no meio da natureza e é normal haver mais pó e bichinhos, mas ia muito além disso e não vale a pena estar com pormenores.

O parque de campismo era muito bonito e tornava-se um local até idílico, mas com poucas comodidades essenciais na minha opinião. Valeu para eu aprender que campismo agora já não faz parte das minhas escolhas.

Contudo partilho com vocês algumas fotos do parque e da zona em que ficamos. A vila de Melgaço é pequenina , mas tem os seus recantos encantadores. Uma das coisas que tive muita pena foi as Termas estarem fechadas e apenas abrem 2 meses no ano, coisa que para mim não tem sentido. Valeu o parque que ronda as mesmas que é de uma paz que merece uns passeios.


Um xi ♥...